Serviço

Saúde Ocupacional

A promoção e vigilância da saúde, no âmbito da Saúde Ocupacional, constitui um aspeto essencial a ser tido em conta no combate à sinistralidade laboral e na forma como se desenvolve determinado trabalho e até como se organiza determinado local de trabalho. Enquanto processo, a promoção e vigilância da saúde não se resume à generalidade das intervenções médicas, mas inclui também uma dimensão social e económica que não pode ser remetida para segundo plano.

As exigências neste domínio, apontam para o comprometimento das entidades empregadoras, o envolvimento dos trabalhadores e da sociedade envolvente, promovendo locais de trabalho saudáveis. É fundamental a introdução de sistemas e de metodologias em termos de Segurança e Saúde no Trabalho, visando o aumento de produtividade versus a diminuição do absentismo. As condições de trabalho devem ser transformadas em condições socialmente dignificantes, que constituem os alicerces materiais da prevenção dos riscos profissionais.

Neste âmbito a MEDSEGHI tem como objetivo averiguar a condição física e psíquica do trabalhador para o exercício da sua profissão, bem como, a consequência do trabalho na sua condição de saúde, destinando-se, assim, à promoção e vigilância dos trabalhadores.

Os Exames Médicos de Saúde Ocupacional, dando seguimento à legislação vigente são os seguintes:
a) Exames de admissão: a realizar antes ou 15 dias após a admissão de trabalhadores;
b) Exames periódicos: a realizar anualmente aos trabalhadores menores de 18 anos ou maiores de 50 anos e de dois em dois anos aos restantes trabalhadores;
c) Exames ocasionais: a realizar sempre que se verifiquem alterações substanciais na organização, nos meios ou no ambiente de trabalho e aquando do regresso do trabalhador ao posto de trabalho, após ausência superior a 30 dias, por doença ou acidente.

A MEDSEGHI conta com um completo e vasto pacote de meios completares de diagnóstico de forma a realizar uma vigilância completa dos trabalhadores:

  • Eletrocardiograma;
  • Audiograma;
  • Rastreio Visual;
  • Análise à Glicose;
  • Análise à Urina;
  • Espirometria.

Conforme a necessidade o departamento poderá prescrever outros exames que se demonstrem fundamentais para a esta vigilância.